Skip to content

Rastreie as visitas do seu site de forma privativa com Plausible

Published 0min read


Eu sempre quis monitorar quantos acessos meu site recebe, saber de onde vem os acessos, em quais páginas as pessoas estão mais interessadas e coisas desse tipo. O problema pra mim é que serviços como o Google Analytics são invasivos demais.

Há pouco mais de um mês eu encontrei o Plausible, um serviço 💸 pago 💸 porém de código aberto, focado em privacidade e muito mais leve e fácil de usar. Eles não têm links de afiliados ou anúncios pagos, então esse é um tutorial/recomendação honesto.

Primeiros passos

Para começar a usar o Plausible, basta se cadastrar para o teste gratuito de 30 dias, clicando no botão Start free trial. Não é necessário cartão de crédito e você decide se continua usando o serviço após o período de teste terminar. Durante esse período você terá acesso completo à plataforma.

A página de registro não tem mistério, é super simples! Você só precisa preencher o básico: nome, e-mail e senha. No próximo passo é você deverá confirmar sua conta com o código que foi enviado para o endereço de e-mail que você cadastrou.

Na próxima etapa, você deve informar o domínio do seu site, no meu caso, doceazedo.com, e o fuso horário em que os relatórios serão apresentados à você.

Adicionado o script no seu site

Com o cadastro dos seus dados pessoais e do seu site finalizados, nessa última etapa você vai terá um script que deve ser adicionado na tag <head> do seu site.

A maneira que você deve adicionar esse script no seu site vai variar um pouco de acordo com as ferramentas que você usa para desenvolver o mesmo. Como meu site é desenvolvido com SvelteKit, tudo o que eu preciso fazer é adicionar esse script no arquivo src/app.html, acima de %sveltekit.head%:

src/app.html

<head>
  <!-- ... -->
  <script defer data-domain="doceazedo.com" src="https://plausible.io/js/script.js"></script>
  %sveltekit.head%
</head>

Se você usa um CMS, como o WordPress, por exemplo, você pode simplesmente instalar o plugin Plausible Analytics, sem precisar adicionar o script manualmente.

Agora, se você não tem certeza de qual é o equivalente à ferramenta ou plataforma que você usa, você pode conferir os guias de integração na documentação oficial do Plausible. Lá você encontra mais detalhes para rastrear o uso não só do seu site, mas também de aplicativos, pacotes e servidores.

Com o script adicionado, você pode clicar no botão Start collecting data nessa mesma página para começar a rastrear as visitas do seu site! 🥳

Testando o Plausible

Tudo certo! Agora você deve ver um painel como esse. Os dados começarão a aparecer de acordo com as visitas que o seu site recebe.

Se você ainda não conseguir ver essa página, ou caso os gráficos e tabelas estejam todos vazios, é necessário que você acesse o seu site antes.

Se mesmo após acessar seu site você não conseguir ver os dados do painel, verifique se o Plausible foi instalado corretamente. No seu site, você pode abrir o DevTools com a tecla F12 e conferir manualmente se o script está de fato dentro da tag <head>.

Se o script não estiver aqui, você deve verificar se seguiu o passo a passo para integrar o Plausible com sua plataforma corretamente. Isso também pode significar que seu navegador está com uma versão desatualizada da página e limpar o cache (com Ctrl + F5 no Windows/Linux ou + Shift + R no Mac) pode ajudar a resolver.

Ainda não deu certo? Pode ser que você esteja com um adblocker ativado — eles também bloqueiam rastreadores como o Plausible e o Google Analytics — então é preciso que você desabilite seu adblocker ou adicione uma exceção para o seu site.

Aprimorando os seus dados

Agora que o Plausible já está rastreando o tráfego do seu site, você pode ir ainda além e obter mais detalhes sobre quem o visita e como as pessoas interagem com ele. Então seguem algumas dicas! 💡

O painel permite ver a origem do tráfego do seu site e você pode usar tags como ?ref=exemplo ao final dos links para rastrear fontes específicas, por exemplo, ?ref=newsletter para rastrear quem acessa os posts do seu blog através da sua newsletter. Você pode ver isso na prática assinando a minha newsletter no fim da página. 🤭

Você também pode usar atributos como plausible-event-name="Exemplo" para rastrear clicks em botões e links específicos. Nesse caso é necessário adicionar outro script ao <head> junto ao anterior. Eles são quase iguais, com a diferença que esse termina em script.tagged-events.js:

<script defer data-domain="doceazedo.com" src="https://plausible.io/js/script.js"></script>
<script defer data-domain="doceazedo.com" src="https://plausible.io/js/script.tagged-events.js"></script>

No painel, você também pode habilitar o recebimento de relatórios semanais e mensais com as análises de visitas do seu site. Você também pode receber um e-mail sempre que houver um pico de visitantes no seu site.

E pra finalizar…

Por fim, você deve ter percebido também que adblockers bloqueiam serviços de analytics, mesmo que eles sejam focados em privacidade como o Plausible. Se você estiver preocupado em estar perdendo dados, eu recomendo que você leia o meu post sobre configurar um proxy na Vercel para evitar que adblockers bloqueiem o Plausible (SOON™).

Como mencionado, o Plausible tem o código aberto e você pode hospedar a sua própria instância e ter controle total dos seus dados (e quem sabe até não pagar nada por isso)!

Powered by Svelte & SvelteKit Developed by DoceAzedo © 2024