Eu sempre quis monitorar quantos acessos meu site recebe, saber de onde vem os acessos, em quais páginas as pessoas estão mais interessadas e coisas desse tipo. O problema pra mim é que serviços como o Google Analytics são invasivos demais.
Há pouco mais de um mês eu encontrei o Plausible, um serviço 💸 pago 💸 porém de código aberto, focado em privacidade e muito mais leve e fácil de usar. Eles não têm links de afiliados ou anúncios pagos, então esse é um tutorial/recomendação honesto.
Primeiros passos
Para começar a usar o Plausible, basta se cadastrar para o teste gratuito de 30 dias, clicando no botão Start free trial. Não é necessário cartão de crédito e você decide se continua usando o serviço após o período de teste terminar. Durante esse período você terá acesso completo à plataforma.
A página de registro não tem mistério, é super simples! Você só precisa preencher o básico: nome, e-mail e senha. No próximo passo é você deverá confirmar sua conta com o código que foi enviado para o endereço de e-mail que você cadastrou.
Na próxima etapa, você deve informar o domínio do seu site, no meu caso, doceazedo.com, e o fuso horário em que os relatórios serão apresentados à você.
Adicionado o script no seu site
Com o cadastro dos seus dados pessoais e do seu site finalizados, nessa última etapa você vai terá um script que deve ser adicionado na tag <head>
do seu site.
A maneira que você deve adicionar esse script no seu site vai variar um pouco de acordo com as ferramentas que você usa para desenvolver o mesmo. Como meu site é desenvolvido com SvelteKit, tudo o que eu preciso fazer é adicionar esse script no arquivo src/app.html
, acima de %sveltekit.head%
:
src/app.html
<head>
<!-- ... -->
<script defer data-domain="doceazedo.com" src="https://plausible.io/js/script.js"></script>
%sveltekit.head%
</head>
Se você usa um CMS, como o WordPress, por exemplo, você pode simplesmente instalar o plugin Plausible Analytics, sem precisar adicionar o script manualmente.
Agora, se você não tem certeza de qual é o equivalente à ferramenta ou plataforma que você usa, você pode conferir os guias de integração na documentação oficial do Plausible. Lá você encontra mais detalhes para rastrear o uso não só do seu site, mas também de aplicativos, pacotes e servidores.
Com o script adicionado, você pode clicar no botão Start collecting data nessa mesma página para começar a rastrear as visitas do seu site! 🥳
Testando o Plausible
Tudo certo! Agora você deve ver um painel como esse. Os dados começarão a aparecer de acordo com as visitas que o seu site recebe.
Se você ainda não conseguir ver essa página, ou caso os gráficos e tabelas estejam todos vazios, é necessário que você acesse o seu site antes.
Se mesmo após acessar seu site você não conseguir ver os dados do painel, verifique se o Plausible foi instalado corretamente. No seu site, você pode abrir o DevTools com a tecla F12
e conferir manualmente se o script está de fato dentro da tag <head>
.
Se o script não estiver aqui, você deve verificar se seguiu o passo a passo para integrar o Plausible com sua plataforma corretamente. Isso também pode significar que seu navegador está com uma versão desatualizada da página e limpar o cache (com Ctrl
+ F5
no Windows/Linux ou ⌘
+ Shift
+ R
no Mac) pode ajudar a resolver.
Ainda não deu certo? Pode ser que você esteja com um adblocker ativado — eles também bloqueiam rastreadores como o Plausible e o Google Analytics — então é preciso que você desabilite seu adblocker ou adicione uma exceção para o seu site.
Aprimorando os seus dados
Agora que o Plausible já está rastreando o tráfego do seu site, você pode ir ainda além e obter mais detalhes sobre quem o visita e como as pessoas interagem com ele. Então seguem algumas dicas! 💡
O painel permite ver a origem do tráfego do seu site e você pode usar tags como ?ref=exemplo
ao final dos links para rastrear fontes específicas, por exemplo, ?ref=newsletter
para rastrear quem acessa os posts do seu blog através da sua newsletter. Você pode ver isso na prática assinando a minha newsletter no fim da página. 🤭
Você também pode usar atributos como plausible-event-name="Exemplo"
para rastrear clicks em botões e links específicos. Nesse caso é necessário adicionar outro script ao <head>
junto ao anterior. Eles são quase iguais, com a diferença que esse termina em script.tagged-events.js
:
<script defer data-domain="doceazedo.com" src="https://plausible.io/js/script.js"></script>
<script defer data-domain="doceazedo.com" src="https://plausible.io/js/script.tagged-events.js"></script>
No painel, você também pode habilitar o recebimento de relatórios semanais e mensais com as análises de visitas do seu site. Você também pode receber um e-mail sempre que houver um pico de visitantes no seu site.
E pra finalizar…
Por fim, você deve ter percebido também que adblockers bloqueiam serviços de analytics, mesmo que eles sejam focados em privacidade como o Plausible. Se você estiver preocupado em estar perdendo dados, eu recomendo que você leia o meu post sobre configurar um proxy na Vercel para evitar que adblockers bloqueiem o Plausible (SOON™).
Como mencionado, o Plausible tem o código aberto e você pode hospedar a sua própria instância e ter controle total dos seus dados (e quem sabe até não pagar nada por isso)!